Coronavírus

Carlos Barbosa divulga protocolo de testes para coronavírus

Para cada caso, será realizado um tipo de teste, assim como será aplicado uma conduta de procedimento
25/05/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Os protocolas de testagem para a Covid-19 foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Carlos Barbosa. Segundo o documento, os pacientes estão sendo divididos em dois grupos, apenas casos sintomáticos e pacientes assintomáticos. Para cada caso, será realizado um tipo de teste, assim como será aplicado uma conduta de procedimento.

     Para aqueles que apresentarem Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), caracterizada pelo desconforto respiratório, uma pressão persistente no tórax, ou estiverem hospitalizados será realizado o teste RT-PCR, feito após a coleta de muco e posterior envio para laboratório. 

     Para casos de pessoas com mais de 50 anos de idade, gestantes, profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros, trabalhadores de Estabelecimentos de Saúde entre outros, e que apresentarem sintomas, poderá ser realizado tanto o teste RT-PCR, ou o teste rápido, caso já tenha se passado mais de 14 dias do início dos sintomas. Para profissional assintomático for contato de um caso confirmado proveniente de ambiente de trabalho, será aplicado o teste rápido.

     Pessoas que moram junto com pacientes que testaram positivo para COVID-19 é recomendado que permaneçam em isolamento domiciliar por 14 dias após o início dos sintomas. Nestes casos é aplicado o teste rápido, que será agendado para ser realizado na residência a partir do 7º dia de sintomas.

     Conforme a Administração Municipal, o município de Carlos Barbosa segue os protocolos de testagem conforme os métodos, definições e estratégias do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


MAIS NOTÍCIAS