Geral

Aos 95 anos, morre José Eugênio Farina, um dos maiores empresários de Bento Gonçalves

Presidente do conselho do Grupo Todeschini faleceu nesta quarta-feira (27), no hospital Tacchini
27/05/2020
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O município de Bento Gonçalves perdeu nesta quarta, um dos maiores e mais conhecidos empresários da cidade. José Eugênio Farina, de 95 anos, também era conhecido como Geninho e mesmo com idade avançada, era presidente do conselho consultivo do Grupo Todeschini.

     A informação da morte veio através de uma nota da própria empresa, que com pesar enaltece o legado de empreendedorismo, liderança, trabalho e respeito a todos que conviveram com Farina. Ele faleceu em casa, após vários meses em recuperação de um AVC.

     Antes de se tornar um empresário de sucesso, "Geninho", aos 12 anos, trabalhou como balconista de uma farmácia, além de também ter trabalhado posteriormente em um armazém e como balconista em uma agência de automóveis, até se tornar diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A.

     Em 1971, ele adquiriu ações da Todeschini S/A, reconhecida como uma das mais proeminentes fabricantes de acordeões da América Latina, entretanto com o famoso instrumento já entrando em declínio comercial. Assim, direcionou sua ação para o mercado moveleiro. Após um incêndio que destruiu todas as instalações, iniciou uma caminhada rumo ao desenvolvimento e crescimento do mercado moveleiro brasileiro. Iniciava-se a fabricação de móveis componíveis. Atualmente, a Todeschini S/A é uma das maiores empresas do setor moveleiro, reconhecida internacionalmente, e atuando em diversos segmentos através de suas coligadas Italínea, Criare, Carraro, Avantti, Todesmade, Todesflor, Grato e Todescredi.

     Farina também é reconhecido por sua contribuição comunitária. Durante sua trajetória, integrou diversas entidades empresariais e sociais, sendo presidente do CIC-BG, da Fenavinho, da Apae, do Conselho Administrativo do Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini, dentre tantas outras.

     Em nota, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves lamentou o falecimento do empresário, destacando o espírito de liderança e gestor comunitário. “Um empreendedor nato, que fez muito por Bento Gonçalves, Farina se destacou por vencer adversidades e crescer, gerando oportunidades, emprego e renda”.

MAIS NOTÍCIAS