Coronavírus

Mudança de regras pode deixar região da Serra em bandeira vermelha

Medida tem por objetivo de reduzir os riscos de esgotamento do sistema de saúde e aumentar a aderência às medidas de enfrentamento ao coronavírus
12/06/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O Governo do Estado do Rio Grande do Sul alterou as regras do modelo de Distanciamento Controlado, implementadas para evitar o aumento do número de casos de Covid-19. Com os novos parâmetros estabelecidos, a região da Serra Gaúcha, hoje sob bandeira amarela, poderá passar para a vermelha no próximo sábado.

     Segundo o Gabinete de Crise, a medida tem por objetivo de reduzir os riscos de esgotamento do sistema de saúde, garantir maior segurança aos gaúchos, e aumentar a aderência às medidas de enfrentamento ao coronavírus. A partir da observação de como se comportou na prática, foram definidas algumas alterações, sugeridas pelos membros do Comitê de Dados.

     Foram feitos três conjuntos de ajustes que buscam dar uma resposta mais rápida as possíveis alterações de cenários. Conforme o Governo do Estado, serão considerados a partir de agora novos pontos de corte dos indicadores, como velocidade do avanço da doença, incidências de novos casos e mudança da capacidade de atendimento.

     Outra alteração significativa será feita no indicador de óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes. A partir de agora o cálculo deixa de utilizar o número de óbitos ocorridos na semana de referência e passa a utilizar projeções para os próximos 14 dias, com base na variação de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI e no número de óbitos 

     A capacidade de atendimento e, UTI passa a ser avaliada com base na razão entre a quantidade de leitos de UTI livres e o número de leitos de UTI ocupados por pacientes confirmados para Covid-19. A proposta vale para os indicadores que avaliam a capacidade do Estado e das macrorregiões, que antes levava em consideração o número de leitos de UTI livres para Covid-19 para cada 100 mil idosos.

     Se uma região atingir bandeira final vermelha ou bandeira preta, será preciso duas semanas consecutivas com bandeiras menos graves para que a região possa obter redução na classificação de risco. Isso trará maior segurança para caracterizar a efetiva melhora nas condições de uma região.


MAIS NOTÍCIAS