Educação

Donos de escolas de educação infantil protestam em Bento

A principal queixa é a dificuldade de manter essas instituições abertas, com a diminuição de receitas
19/06/2020
Portal Adesso - Foto: Sandro da Silva

     Representantes da Associação Bento Gonçalvense de Ensino Infantil da Rede Privada (Abeipar) e pais de alunos de escolas particulares de educação infantil realizaram uma manifestação, na tarde desta quinta-feira (18), em frente à prefeitura municipal de Bento Gonçalves. Os manifestantes buscavam apoio do poder público para retornar as atividades escolares presenciais.

     A principal queixa dos donos de escolas de educação infantil é a dificuldade de manter essas instituições abertas, com a diminuição de receitas, devido a evasão dos alunos e a cobrança por mais apoio da administração municipal. Segundo integrantes da Abeipar não houve isenção de impostos durante o período de paralisação das atividades e nenhum auxílio foi oferecido por parte do município.

     Para os pais, a principal motivação para o protesto é não ter onde deixar seus filhos enquanto eles retornam as suas rotinas de trabalho. Outro fato apontado é que, mesmo que venham a buscar algum profissional para cuidar de seus filhos em casa, não há garantias que estes sejam tão qualificados quando nas escolas. Alguns pais também observaram que muitas questões pedagógicas para o desenvolvimento de cada fase da criança não podem ser aplicadas de forma remota.

     A prefeitura afirma que buscou formas de auxilio as escolas particulares de ensino infantil, por meio da antecipação dos valores devidos pelo município às instituições. Os pagamentos representam 50% do valor das vagas. As aulas presenciais só poderão ser retomadas após Decreto Estadual liberando as atividades.

MAIS NOTÍCIAS