Educação

Carlos Barbosa recebe selo de qualidade do ensino escolar

Na premiação foram levadas em consideração as ações para reduzir as desigualdades e manter os alunos frequentando a escola
26/06/2020
Portal Adesso - Foto: Daiane Altíssimo

     O Município de Carlos Barbosa foi reconhecido com o selo Bom Percurso pelos bons resultados alcançados no ensino fundamental da rede pública municipal, a partir do estudo “Educação que faz a Diferença”. A pesquisa foi lançada nesta quinta-feira (25) pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa – CTE-IRB em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional – Iede, e teve a participação de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal.

     Ao todo, foram contempladas 118 redes municipais de ensino de todo o Brasil. De acordo com o estudo, as mesmas buscam garantir a aprendizagem dos alunos como um todo, adotam ações para reduzir as desigualdades e manter os alunos frequentando a escola e apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos.

     Além de alcançarem bons resultados de aprendizagem no Ensino Fundamental, as 118 redes atingiram critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. Foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar.

     Assim, cada rede de ensino recebeu um selo de qualidade, segundo o patamar em que se encontra: Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual. Os selos foram criados para estabelecer parâmetros e levam em conta os mesmos indicadores educacionais, o que os diferencia é o grau de exigência, sendo Excelência o mais rigoroso e, na sequência, Bom Percurso. A nível estadual, além de Carlos Barbosa, os municípios de Farroupilha e Ijuí também são destaques na pesquisa e obtiveram o selo Bom Percurso.

     Para o Secretário Municipal da Educação, Fabiano Taufer, o mérito deste estudo foi avaliar as redes de ensino municipais como um todo. Ou seja, ele não aponta apenas para uma comunidade escolar, mas abrange todo uma rede de ensino, que busca perceber quais delas conseguem manter qualidade de forma igualitária para os alunos. “Isso demonstra que Carlos Barbosa consegue proporcionar qualidade a todos estudantes da rede pública municipal”, enfatizou. E ainda, fez um agradecimento especial por mais essa conquista aos professores, alunos, diretores, equipes pedagógicas e comunidade em geral.

     O estudo “Educação que faz a diferença” é uma iniciativa do *Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), e tem o objetivo de dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental, de modo que possam servir de referência para outros municípios.


MAIS NOTÍCIAS