Política

Prefeito Xavier pede desculpas por discurso discriminatório no Festiqueijo

16/04/2014
ZH.com

 

     O prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva (PDT), emitiu uma nota oficial em que claramente admite o erro e pede desculpas, após ter falado a expressão "infestação de goianos e baianos" — veja mais abaixo a nota na íntegra.

     Durante um evento do Festiqueijo, dia 31 de março, Xavier, em seu discurso, havia pedido cuidado ao divulgar a qualidade de vida do município para não atrair pobreza. Porém, a polêmica se formou após uma frase, publicada no jornal local Contexto: “se vier uma infestação de goianos e baianos, vai começar a ter fome”.

     O pedetista convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, nesta quarta-feira, às 11h20min, quando pretende pedir novamente desculpas públicas pela declaração.

     Em Goiás, o caso também repercutiu no fim de semana, após sair no site do Pioneiro. O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que o prefeito devia desculpas.

     Na edição de segunda-feira do jornal O Popular, o assunto foi chamada de capa: “Goianos protestam contra prefeito”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude da repercussão do pronunciamento do Prefeito de Carlos Barbosa, Sr. Fernando Xavier da Silva, no ato de apresentação da Diretoria do 25º Festiqueijo, realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura, no dia 31 de março do corrente, esclarecemos: Fernando Xavier da Silva é natural de Capão do Leão, antigo 4º Distrito de Pelotas, hoje município. Tem 63 anos, é casado e pai de dois filhos. É biólogo e técnico agrícola aposentado da EMATER/ASCAR.

Migrou para Carlos Barbosa em 1976, tendo sido destacado para trabalhar como extensionista rural da EMATER. Desde então, construiu sua trajetória familiar, profissional e política com muita lisura e transparência, o que lhe oportunizou concorrer por cinco vezes ao cargo de prefeito do município, elegendo-se por quatro mandatos.

A vida política de Fernando Xavier da Silva nunca foi marcada por situações de improbidade, denúncias de quaisquer desvios de condutas relacionadas à coisa pública, principalmente no que diz respeito a questões éticas ou a juízo de valores ou preconceito. Em sua trajetória política Xavier sofreu sim preconceitos, inclusive em eleições municipais. Não é raro cidadãos barbosenses se lembrarem de candidatos que concorreram com Xavier em eleições passadas que o chamavam de "criador de cabritos", ou "criador de javalis", ou "gritão", "bicho do mato", "bombachudo".

Sempre foi comum nas campanhas eleitorais candidatos de oposição e militantes vociferarem: "Volta pra Pelotas! Não vamos deixar essa praga entrar na Prefeitura! Forasteiro! Aqui não és bem vindo!"

Não é necessário aprofundar o pensamento de que todas estas expressões sempre foram usadas com conotações pejorativas e discriminatórias. Logo, por ter sentido na pele tais situações, jamais Xavier teria a mesma conduta. Fernando Xavier da Silva sempre reagiu de forma serena, demonstrando na sua capacidade de gestão e trabalho, sua melhor resposta. Não por nada, é o Prefeito que mais vezes administrou o Município, feito alcançado nas gestões de 1993 a 1996, de 2001 a 2004, de 2009 a 2012 e o único prefeito na história política de Carlos Barbosa reeleito, de 2013 a 2016.

Nas gestões de Xavier, Carlos Barbosa atingiu índices importantes de desenvolvimento, tais como: 1º colocado no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico — IDESE no estado do Rio Grande do Sul; 2º município em Índice de Desenvolvimento Humano — IDH no Estado; 2º município do Brasil em distribuição de renda, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas — FGV e o 3º colocado no ranking da transparência dos municípios do Rio Grande do Sul, segundo o Tribunal de Contas do Estado — TCE.

Portanto, má fé, incompetência administrativa ou desvio de conduta ética não são adjetivos que se associam ao Prefeito.

Na data de 31 de março de 2014, em solenidade de apresentação da Diretoria do 25º Festiqueijo, o Prefeito abriu a reunião com uma fala empolgada e emocionada ao se referir ao município de Carlos Barbosa, que havia dias antes conquistado a 1ª colocação no ranking do IDESE no estado do Rio Grande do Sul. A partir deste destaque, o Prefeito ponderou e exemplificou equivocadamente um fato ocorrido durante o final de semana anterior, com famílias de goianos e baianos. É compreensível a preocupação do Prefeito, enquanto gestor público, em manter a qualidade de vida dos cidadãos barbosenses.

Em nenhum momento o comentário teve cunho discriminatório ou preconceituoso. O fato é que alguns termos foram ditos de forma inoportuna e dando margem a dupla interpretação. Basta verificar sua história, conduta pessoal e política, para constatar que em sua trajetória de vida nunca houve qualquer mácula quanto a preconceito ou algo do gênero.

Nesta senda, sensibilizado com a repercussão do fato, o Prefeito de Carlos Barbosa, Sr. Fernando Xavier da Silva, vem a público retratar-se pelo ocorrido, manifestando profundo pesar por suas declarações terem sido interpretadas de forma equivocada, não sendo em nenhum momento este o intuito das explanações:

"Peço desculpas pelo ocorrido. Nunca houve maldade em meu discurso e não foi intenção ofender qualquer cidadão, de qualquer lugar do País. O que quis dizer é que se as pessoas quiserem vir pra cá, podem vir que serão bem recebidas. Minhas colocações foram na intenção de expor que as pessoas venham com condições de se manter, com qualificação, para facilitar a conquista de um emprego, para que vivam com dignidade, porque o custo de vida é muito alto aqui. Não posso concordar em ver qualquer cidadão passando necessidades, me dói muito isso.

Eu sei o que é passar por dificuldades. Paguei aluguel por 21 anos antes de conseguir financiar minha casa. Me entristece ver algumas famílias que vêm pra cá em condições de vulnerabilidade social, passando enormes dificuldades. Isso que eu gostaria de evitar, o sofrimento destas pessoas. O Município tenta ajudar o máximo possível, mas temos nossas limitações, e nunca conseguimos auxiliar o suficiente.

Como de costume, minhas falas são sempre espontâneas, nunca faço uso de discursos escritos. Estou muito abalado pela proporção que teve uma fala 'atrapalhada', mas sem má fé.

Humildemente reafirmo em público minhas escusas pelo ocorrido e manifesto meu forte apreço pelo povo de qualquer lugar do Brasil, especialmente aos baianos e goianos, citados equivocadamente e de forma infeliz por mim".

Fernando Xavier da Silva
Prefeito de Carlos Barbosa - RS

MAIS NOTÍCIAS