Educação

Sem aulas presenciais, estudantes adaptam rotina de estudo

Algumas instituições realizam atividades virtuais para que o aprendizado não seja totalmente interrompido
03/08/2020
Portal Adesso - Foto: Henrique da Fonseca

     Com quase cinco meses após a paralização das aulas presenciais em virtude da pandemia de coronavírus, as instituições de ensino continuam sem poder receber seus alunos presencialmente. Algumas iniciaram um trabalho com aulas a distância para os estudantes, com atividades virtuais e impressas, para o aprendizado não ser totalmente interrompido.

     Muitos alunos estão classificando essa situação como muito ruim, pois sem a presença e acompanhamento de um professor para sanar dúvidas, o aprendizado acaba sendo prejudicado. Alguns estudantes que sequer estão tendo aulas online, como é o caso da aluna do Instituto Federal de Bento Gonçalves (IFRS), Maria Paula Bortolini, 15 anos. “A situação é bem ruim, pois vamos ter que recuperar tudo depois”. Questionada sobre as formas que estão sendo utilizadas pelo instituto para garantir uma continuidade no ensino, ela responde que “Não estamos tendo aulas online, eventualmente eles nos mandam trabalhos e atividades, mas não tem uma rotina”.

     Sobre um possível retorno das aulas presencias, a estudante comentou que, no momento, não tem previsão. “Não nos mandaram nada sobre algum retorno. Eles até fazem algumas votações com os alunos para uma possível volta, mas até agora não deu em nada”. Maria concluiu afirmando que este tempo de paralização é muito prejudicial, pois foi um ano desperdiçado, que irá ser recuperado somente em 2021, se as aulas presenciais retornarem até lá. “Este tempo parado prejudica muito, pois é um ano desperdiçado”.

     A expectativa, tanto dos alunos, quanto dos professores, pais e mestres, é para um retorno o rápido possível, com todas as medidas de prevenção e higienização, para que a educação não seja perdida e o aprendizado continue sendo constante. 


MAIS NOTÍCIAS