Coronavírus

Plasma Convalescente será utilizado para o tratamento da Covid-19 no Hospital Tacchini

O tratamento estará disponível para pacientes que estejam em estado clínico grave
11/08/2020
Portal Adesso

     O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, iniciou a utilização de Plasma Convalescente (PC) para tratamento de pacientes graves com diagnóstico de coronavírus. O recurso, que já foi utilizado contra Gripe Espanhola, H1N1 e o Ebola, ainda é experimental no combate ao vírus.

     O tratamento consiste em aplicar a “parte líquida do sangue”, de pessoas que já estão totalmente curadas da doença, em pacientes que ainda estão lutando contra ela. O plasma é a parte do fluido sanguíneo onde estão localizadas diversas proteínas, entre as quais estão os anticorpos, responsáveis diretos pelo combate às mais variadas enfermidades.

     No hospital do município, o plasma será utilizado como terapia compassiva. Ou seja, o tratamento estará disponível para pacientes que registraram confirmação para o vírus e estejam em estado clínico grave e cujas alternativas de terapias com outros produtos já foram esgotadas.

     Os doadores devem ser homens entre 18 e 60 anos, que já registraram infecção pelo novo coronavírus. A confirmação da infecção deve ter sido feita por meio do teste PCR e o doador deve estar recuperado há pelo menos 28 dias, sem apresentar os sintomas do vírus ou de qualquer outra doença infecciosa.

     A triagem dos doadores e a coleta de plasma para pacientes do Hospital Tacchini será realizada no Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs).

MAIS NOTÍCIAS