Tempo

Sec. da Agricultura e Embrapa lançam boletim meteorológico para a Serra Gaúcha

Publicação será elaborada por especialistas da Embrapa Uva e Vinho ficará disponível gratuitamente
17/08/2020
Portal Adesso - Foto: Fernando Dias/Seapdr

     A partir deste inverno, os viticultores da região contam com uma nova ajuda para o cultivo da videira: o Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha. A publicação será elaborada por especialistas da Embrapa Uva e Vinho e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e ficará disponível gratuitamente nas páginas das duas instituições. Clique aqui e confira a primeira edição.

     Segundo a agrometeorologista Amanda Heemann Junges, pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria  (DDPA/Seapdr), o boletim irá apresentar uma breve análise das condições meteorológicas ocorridas nos dois primeiros meses do inverno 2020 e também um prognóstico climático para o bimestre agosto-setembro, ambos utilizados para as orientações de manejo que estão sendo passadas aos produtores. “Buscamos unir os dados das estações meteorológicas de Veranópolis (DDPA/Seapdr) e de Bento Gonçalves (Inmet/Embrapa Uva e Vinho), que são referência para região, para elaborar um resumo das condições meteorológicas já ocorridas e descrever de que forma elas afetam o crescimento e desenvolvimento das videiras e, assim, podem ser usadas em ações de manejo futuras", detalha.

     “Os produtores não podem alterar o clima, mas saber de forma antecipada a previsão do tempo e quais os manejos podem ser adotados para minimizar os possíveis prejuízos à produção estão entre os objetivos deste nosso esforço conjunto”, pontuou Marcos Botton, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho. O boletim visa atender, a cada estação do ano, às frequentes consultas de produtores, técnicos e imprensa à área de agrometeorologia sobre as condições de tempo e clima na Serra. Além das quatro edições anuais previstas, em função da cultura da videira ser bastante sensível às condições meteorológicas, eventos extremos como geadas tardias que afetam as brotações, chuvas excessivas na época da floração ou na colheita ou a ocorrência de granizo, a equipe prevê edições especiais, caso estes fenômenos ocorram.

     "Mesmo que se disponha de condições meteorológicas adversas, como baixa disponibilidade de frio no inverno ou riscos de geada na primavera, o conhecimento antecipado pode garantir safras. Frente aos cenários que se estabelecem, a pesquisa pode atuar com recomendações para se minimizar os prejuízos e garantir a produção. Este boletim será o nosso canal para isso”, informa o pesquisador da Embrapa Henrique Pessoa dos Santos, que também é um dos especialistas que participa da edição.  Além do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha para a Videira, na página também poderão ser consultadas publicações relacionadas ao tema e dados meteorológicos mensais coletados nas estações meteorológicas da Embrapa Uva e Vinho, que fazem parte da rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

     A expectativa é que, futuramente, o boletim possa ser ampliado para outras regiões e também outras espécies frutíferas cultivadas na região.


Foto: Fernando Dias/Seapdr


MAIS NOTÍCIAS