Educação

Biblioteca Pública de Bento é a primeira do Estado a ter acervo online gratuito

Serão disponibilizados logins para interessados em seu acervo que conta com mais de 30 mil títulos totalmente gratuitos
20/08/2020
Portal Adesso - Foto: divulgação

     A Biblioteca Castro Alves de Bento Gonçalves é a primeira biblioteca pública do Estado a contar com acervos digitais totalmente gratuitos. São mais de 30 mil títulos, a grande maioria literários, que estão disponíveis gratuitamente para a comunidade. Com um edital contemplado pelo Governo do Estado desde 2018, que previa a implantação do serviço de acervo digital para bibliotecas públicas, a Castro Alves optou por efetivar o serviço neste momento em que, devido a pandemia de coronavírus, as visitas físicas nestes locais acabaram sendo dificultadas.

     A Castro Alves disponibiliza cerca de 395 logins para as pessoas interessadas em seu acervo. Destes, 10% serão cedidos para moradores de outros municípios da região. A duração total dos logins é de 25 dias, após é necessária uma renovação por telefone. Após ser realizado o cadastro, a Biblioteca Digital classifica os usuários de acordo com sua idade, realizando assim uma seleção de títulos indicados para cada faixa etária. A plataforma de acesso ao acervo se dá por meio do site e aplicativo Árvore dos Livros, que conta com diversos títulos infantis, infanto-juvenis e adultos. O acervo é constantemente atualizado e disponibiliza acesso a diversos jornais e revistas de diversos países. O investimento neste edital para a realização do projeto foi de R$ 100 mil.

     Para os interessados nos serviços digitais da Biblioteca Pública Castro Alves, é necessária uma solicitação que pode ser enviada para o e-mail [email protected]. Os requisitos necessários para o cadastro são um documento de identidade e comprovante de endereço atualizado. Após a solicitação por e-mail, a liberação de acesso do usuário é de até um dia útil.

     O usuário receberá via e-mail um login com instruções sobre a plataforma e o link de acesso ao acervo, que pode ser realizado pelo computador, tablet ou celular.


MAIS NOTÍCIAS