Vinhos finos alcançam melhor venda do ano em julho
O mercado interno está abastecido com vinhos finos brasileiros. As vendas registradas no primeiro semestre deram fôlego e ânimo aos produtores que agora esperam ansiosos para confirmar se estes produtos já estão na mesa do consumidor ou se ainda aguardam por ele nas gôndolas. Mesmo assim, as vendas seguem em crescimento e, com isso, o brasileiro está tendo a oportunidade de degustar a qualidade do produto nacional e descobrir que não paga mais por isso. O mês de julho, por exemplo, é responsável por 26,13% de todo vinho fino vendido este ano que chegou a 14.659.904 litros. É o melhor desempenho de 2020 nesta categoria, segundo dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), refletindo a comercialização do que é elaborado no Rio Grande do Sul.
Muitos fatores vêm influenciando
este aumento nas vendas, puxado pelos supermercados, uma vez que são os rótulos
de entrada que registram o maior incremento. Vantagens diante das variações do
câmbio, maior acessibilidade e distribuição, qualidade e bom preço, a chegada
do inverno, além dos novos hábitos gerados em função da pandemia da Covid-19
que tem levado as pessoas a consumirem mais vinho em casa. “No mercado global
de vinhos, as vendas acabaram ficando mais concentradas nos supermercados e
mercearias. O motivo para isso é claro e simples. Os restaurantes ficaram
fechados. Para os produtores nacionais isso representa, claro, prejuízos em
alguns segmentos, como o enoturismo e a gastronomia, mas forte crescimento onde
estão os maiores volumes: os supermercados”, analisa Deunir Luis Argenta,
presidente da Uvibra, destacando informações de crescimento nos segmentos de
entrada.
Importados ainda detém mais de
80% do mercado
Mesmo com estes dados que mostram
uma evolução nas vendas dos vinhos finos brasileiros, os importados ainda têm
82% do mercado nacional. “Nós estamos evoluindo, assim como os importados. O
bom de tudo isso é que os brasileiros estão consumindo mais vinho. No entanto,
ainda é cedo para comemorar. Nossa expectativa é que os consumidores sigam
fazendo novas descobertas e com a abertura do turismo e dos restaurantes
possamos avançar mais, apostando nesses canais como aliados na promoção do
nosso vinho”, conclui Argenta.
COMERCIALIZAÇÃO DE VINHOS FINOS,
ESPUMANTES E SUCO DE UVA ELABORADOS NO RIO GRANDE DO SUL – MERCADO INTERNO 2020
(litros)
PRODUTOS |
JULHO |
REPRESENTATIVIDADE NO ANO |
JAN A JUL |
Vinhos Finos |
3.830.598 |
26,13% |
14.659.904 |
Espumantes (Brut) |
579.935 |
18,95% |
3.060.157 |
Espumantes (Moscatéis) |
429.677 |
19,93% |
2.156.296 |
Suco de Uva * |
1.486.279 |
13,58% |
10.944.525 |
Suco de Uva ** |
11.510.227 |
14,92% |
77.127.981 |
*
Suco de Uva Concentrado ** Suco de Uva Natural, Adoçado e
Processado
Fonte: SISDEVIN/SEAPDR |
Elaboração: Uvibra – Dados coletados em 21 de agosto de 2020.
IMPORTAÇÃO DE VINHOS FINOS,
ESPUMANTES E SUCO DE UVA 2020 (litros)
PRODUTOS |
JAN A JUL |
% 2020/2019 |
Vinhos Finos |
66.994.987 |
14,4% |
Espumantes |
2.379.894 |
-15,7% |
Suco de Uva |
25.399 |
-59,3% |
Fonte: Ministério da Indústria,
Comércio Exterior e Serviços