Geral


Garibaldi perde seu construtor de aviões

Luiz Alberto Balbinot faleceu aos 61 anos nesta quinta-feira (10). Ele foi o responsável por construir o primeiro avião da cidade
10/09/2020 Portal Adesso - Fotos: Arquivo Pessoal
Anterior Próximo

     A aviação de Garibaldi e região está de luto pela perda de Luiz Alberto Balbinot, que foi quem construiu o primeiro avião da cidade. 

     No porão de sua casa, que fica na rua Luiz Rogério Grigoletto, no acesso ao aeródromo de Garibaldi, Luiz montou seu próprio avião, a aeronave, um KR2, tem a sua estrutura feita em madeira, com revestimento em fibra de vidro. Para dar asas ao seu sonho, o piloto de Garibaldi comprou a planta de montagem e um kit e ali passou quase uma década construindo o próprio aparelho. 

     Formado pela Escola de Pilotagem do Aeroclube de Garibaldi nos anos 80, Luiz era um entusiasta da avião e fez parte da diretoria do clube. Trabalhou durante vários anos no escritório da Vinícola Peterlongo e nas horas de folga amava voar. Quando seu avião ficou pronto, muitos foram os voos ao lado do filho Henrique, que havia herdado do pai a paixão pela aviação. 

     Em 2007 porém, uma tragédia abalou Luiz e toda a família Balbinot. Um acidente aéreo no Vale dos Vinhedos tirou a vida do filho Henrique, que tinha apenas 19 anos. O filho de Balbinot havia decolado com o avião KR2 construído pelo pai na pista do aeroclube com o amigo e também piloto Claudio  Marques, o Claudinho. Quando os dois sobrevoavam o vale, por motivos desconhecidos a aeronave perdeu o controle e chocou-se no solo. 

     Nos últimos anos, Luiz Balbinot enfrentava problemas de saúde. Nesta quinta-feira (10) ele não resistiu e veio a falecer. O piloto e construtor de aviões deixa a esposa Vanessa Fitarelli Balbinot, uma filha menor e mais outro filho. 

     Os pilotos Leonardo Gusso e César Lorenzon prestaram homenagem durante o sepultamento de Balbinot nesta manhã. Lorenzon com uma aeronave Cap 4  e Gusso com um avião Paulistinha sobrevoaram o cemitério público municipal como forma de agradecer o amigo por tudo que ele fez em prol da avião local. 

MAIS NOTÍCIAS