Esportes

Categoria de base sub-17 do Esportivo retoma treinamentos

Jovens atletas treinam em espaços individualizados no campo suplementar do estádio Montanha dos Vinhedos
21/09/2020
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Após mais de seis meses com atividades paralisadas, as categorias de base do Clube Esportivo Bento Gonçalves iniciam um processo de retomada gradual. Seguindo um rigoroso protocolo sanitário, 36 atletas da sub-17 do clube regressam ao complexo esportivo Montanha dos Vinhedos para os treinamentos – que já estão em andamento para parte do grupo. Além disso, o novo projeto da base (financiado pelo Pró-Esporte RS, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – LIE do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e patrocinado pela empresa Mérica Transportes) já iniciou – aplicando mais de R$ 194 mil em materiais e subsídios para os jovens dessa categoria. 

A partir do princípio de que é preciso proporcionar o acesso à prática do futebol de campo com segurança, o alviazul elaborou um documento que normatiza e padroniza o retorno – já aprovado pelas autoridades sanitárias competentes. Dentro da proposta do ‘distanciamento controlado’, são escalados 50% dos funcionários, ou seja, quatro professores para a coordenação dos trabalhos. O grande grupo de 36 jogadores será dividido em duas turmas iguais. Cada uma delas treina um dia da semana e folga o outro, alternando durante a semana. Os trabalhos serão divididos em três treinos diários para cada turma. 

Além disso, os alunos ocuparão sempre o mesmo espaço previamente demarcado no campo suplementar do estádio – permitindo que cada grupo de três jogadores tenha em torno de 200 m2. No campo, ainda haverá um núcleo ‘neutro’, para que haja a transição de turmas com mais segurança. Os treinos serão individualizados, sem contato entre atletas, e terão duração de uma hora. Outra medida tomada é que, ao final de cada treino, será respeitado o tempo de 15 minutos para que a turma que finalizou as atividades se retire, e a próxima entre no local. 

     Os treinos são coordenados pelos professores Márcio Ebert, Vinícius Stringhini Casagranda, Everton Luiz Costa de Souza e Rafael Prerniska. A direção das categorias de base, especialmente em questões relacionadas aos projetos em andamento, fica por conta de Lívio Rizzi, diretor, e Elton Paulo Gialdi, vice-diretor. Um outro projeto para as demais faixas etárias está previsto para iniciar em 2021. 

MAIS NOTÍCIAS