Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação inicia no dia 5

Crianças e adolescentes terão mais uma oportunidade de manter suas vacinas em dia
29/09/2020
Portal Adesso - Foto: Priscila Pilletti/Prefeitura de Garibaldi/divulgação

     De 05 a 30 de outubro, ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, em uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa de Imunizações, juntamente às secretarias estaduais e municipais da Saúde. No município há 5.504 crianças na faixa etária compreendida pela campanha.

     Devem receber a vacina da poliomielite crianças de um ano a menores de cinco, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. O público-alvo da multivacinação, são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão oferecidas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos.

     A campanha ocorrerá entre os dias 05 a 30 de outubro, sendo realizada nas unidades básicas de saúde Central, São Francisco, Santa Terezinha e Chácaras a verificação e atualização da caderneta vacinal. No sábado, dia 3 de outubro, das 8h às 12h, será realizado na UBS Fenachamp, a verificação de caderneta e todas as vacinas estarão disponíveis para a população do bairro.

     O Dia D da campanha, acontece no sábado, 17 de outubro, quando as UBSs estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, exclusivamente para a vacinação. É fundamental que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, documento de identidade (RG) e cartão do SUS, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

     Ainda estamos em tempos de conter a pandemia do coronavírus, sendo assim, solicita-se que apenas um adulto esteja acompanhando a criança. Serão mantidos todos os cuidados com relação ao distanciamento social, uso de máscaras e do álcool em gel.

     Qualquer dúvida sobre a manutenção das vacinas, em todas as faixas etárias, pode ser esclarecida junto às UBSs, ou pelo telefone (54) 3462-8138.

MAIS NOTÍCIAS