Geral

Perícias em agências do INSS seguem a passos de tartaruga

Alegando falta de segurança sanitária, médicos peritos tentaram na justiça não fazer atendimento presencial
29/09/2020
Portal Adesso

     Enquanto a classe trabalhadora, as indústrias e o setor privado em geral tem voltado as atividades normalmente, muitas áreas do serviço público tem utilizado a pandemia para não trabalhar ou encontrar uma forma de reivindicar direitos. No início da pandemia do novo coronavírus, há cerca de seis meses, as agências do INSS tiveram os trabalhos presenciais suspensos para evitar a disseminação do vírus. Desde último dia 14, quando o instituto determinou a reabertura das agências, parte dos médicos peritos do INSS têm se recusado a voltar ao trabalho, alegando falta de segurança sanitária nos consultórios. Porém, muitos deles foram vistos atendendo normalmente em seus consultórios particulares.

     A própria categoria está fazendo inspeções por conta própria nas agências do órgão. No dia 17, o INSS determinou o corte de ponto dos médicos peritos fora dos grupos de risco para a covid-19 que não comparecerem ao trabalho.

     Em Garibaldi, o médico perito está em licença saúde por 30 dias. Conforme a gerente da unidade, o profissional da saúde não chegou a retomar o trabalho presencial. 

     Levantamento do jornal Pioneiro de Caxias do Sul mostra que na Serra, muitos médicos não retornaram ao trabalho. Em Vacaria, a retomada do serviço ocorreu há uma semana. Já em Caxias, Bento e Canela, os profissionais voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (28), de forma parcial. Na maior cidade da Serra, por exemplo, apenas quatro dos 11 profissionais estão realizando o atendimento.

     As agências do INSS de Farroupilha, Garibaldi e Nova Prata, na Serra, seguem sem atendimento de médicos peritos nesta terça-feira (29). Cada unidade conta com apenas um profissional no setor, que por diversos motivos não retomaram as consultas presenciais.

MAIS NOTÍCIAS