Trânsito

Antes de viajar, faça uma revisão em seu carro e rode tranquilo

Para evitar transtornos e dores de cabeça, é melhor revisar o veículo em um mecânico especializado
08/01/2021
Foto: Portal Adesso

     Mesmo no período da pandemia, muitas pessoas vão aproveitar os meses de janeiro e fevereiro para viajar e descansar. Para fazer uma viagem de carro que deixe boas lembranças da estrada, é preciso conferir algumas coisas no veículo antes de sair de casa. Assim, a probabilidade de acabar parado no acostamento esperando o guincho diminui e se torna quase nula. 

     A equipe do PORTAL ADESSO foi até a Mecânica Docar, localizada na rua Manuel Peterlongo, no bairro Champagne e conversou com o mecânico Fábio Imperatori, que deu algumas dicas e faça uma lista do que é preciso verificar antes da viagem. 

     “Uma viagem com a família não pode ser interrompida por falta de água no radiador”, alertou Fábio. Ele ainda disse que em média, a revisão não é cara e o custo benefício é infinitamente maior do que ficar esperando algum guincho. O mecânico da Oficina DOCAR, ressalta que para não gastar mais do que o necessário, a revisão deve se focar em itens básicos que se não foram revisados preventivamente, podem custar mais caro depois. Veja alguns itens que deve ser revisado:

  1. Fluido do radiador

   O fluido no radiador é o que ajuda a equilibrar a temperatura do motor. O mais recomendado é que você peça para o mecânico preencher o recipiente com a quantidade necessária de líquido refrigerante quando levar o carro para a revisão antes da viagem.

   2. Óleo e fluido

   Entre os itens imprescindíveis de serem verificados antes de uma viagem está o óleo do motor. É possível conferir o nível e estado do óleo com o motor ainda quente, mas tome cuidado. Além de o óleo estar no nível indicado, deve ter uma cor clara e consistência fluida. Se estiver escuro e gelatinoso, é hora de fazer a troca. Nesse caso, melhor terceirizar o serviço. 

   3. Sinalização e iluminação

   Faróis, lanternas, luz atrás da placa, seta, luzes de freio... Confira todas antes de pegar a estrada. Até porque é possível fazer isso em menos de três minutos. Se perceber alguma lâmpada queimada, corra para comprar outra. A troca pode ser feita por você ou, se preferir, por algum estabelecimento especializado. 

   4. Estado dos pneus

Faça a calibragem adequada dos pneus, conforme indicado no manual do proprietário. Lembrando que, dependendo do modelo, o nível correto de pressão pode mudar de acordo com o número de passageiros e quantidade de carga a bordo. Por isso, é importante dar aquela conferida rápida no manual.  

5. Limpador de para-brisa

É um item simples, mas muito importante para a segurança na estrada em dias de chuva, justamente por ser um dos responsáveis por garantir que o motorista continue com uma boa visibilidade da pista. Conferi-lo é simples e, no menor desgaste, não hesite em trocá-lo. Principalmente no verão, onde é comum pegar fortes chuvas na estrada. 

6. Filtro de ar

O filtro do ar-condicionado deve ser conferido de tempos em tempos, mesmo se não for viajar, pois pode comprometer a saúde de quem usa o veículo constantemente. O ideal é verificar o estado do filtro a cada seis meses, mas os que moram em grandes cidades podem conferir em períodos menores.

7. Caixa de ferramentas e acessórios

Depois de tudo revisado, é hora de conferir se alguns itens estão no seu carro, como triângulo de sinalização, macaco hidráulico e chave de roda. Sobre o triângulo, saiba que trafegar sem esse item é uma infração gravíssima.


MAIS NOTÍCIAS