Coronavírus

Com UTI esgotada, Hospital São Pedro segue recebendo pacientes graves

Pacientes estão utilizando respiradores em leitos comuns mas capacidade e estrutura da Casa de Saúde está no limite
03/03/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo

Com UTI esgotada, Hospital São Pedro segue recebendo pacientes graves

Pacientes estão utilizando respiradores em leitos comuns

Na madrugada desta quarta-feira (03), o Hospital São Pedro de Garibaldi atingiu totalmente sua capacidade de atendimento no setor destinado a pacientes com Covid-19. Com todos os leitos de UTI ocupados, e alternativa encontrada pela direção foi colocar pacientes graves em quartos comuns em uma área isolada para o tratamento do coronavírus. 

De acordo com o diretor do hospital, Jaime Gnatta Kurmann, a UTI tem capacidade para atender 10 pacientes, porém, 12 estão sendo atendidos neste momento. 

“A nossa situação está complicadíssima, e nesta madrugada o centro de regulação do Estado nos enviou do município de Imbé um paciente jovem em Estado Grave. Um dos pacientes da UTI não está utilizando respirador e como havia este respirador sobrando, nos enviaram o paciente do litoral. O sistema de saúde do Rio Grande do Sul está em colapso e o governo regulou o vaga zero, isto é, o hospital que tiver um respirador sobrando terá que atender o paciente. Porém, se algum paciente vier a piorar e precisarmos deste respirador?”, questiona Jaime. 

Ele ainda faz um apelo para que a comunidade evite aglomerações e se cuide, pois a propagação do vírus está muito alta e não existe mais vagas em UTI em Garibaldi, na Serra Gaúcha e em todo o Estado do Rio Grande do Sul. 

“Este é o pior momento da pandemia, e na história de 88 anos do nosso hospital, nunca recebemos tanto pacientes e nossa estrutura ficou tão pequena para o número expressivo de pacientes”. 


MAIS NOTÍCIAS