Coronavírus

Hospital Tacchini atinge 140% de ocupação e comunica órgãos sobre o colapso

Ao todo, são 63 pacientes em regime de UTI, 8 deles em leitos improvisados na emergência do Pronto Socorro
07/03/2021
Portal Adesso - Foto: divulgação

     No final da noite deste sábado (07), o hospital Tacchini de Bento Gonçalves atingiu lotação máxima de pacientes e diante do colapso no sistema,  onde pacientes estão em leitos improvisados no Pronto Socorro, comunicou o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul a situação, Central de Regulação de Leitos do Estado e Ministério Público, sobre a grave situação. 

     Se mais pacientes graves procurarem a casa de saúde,  não existe mais  leitos e poderão morrer por falta de atendimento. Em Garibaldi a situação é semelhante e o hospital São Pedro está com 120% de ocupação.  Embora o governo do Estado tenha utilizado a Bandeira Preta do Distanciamento Controlado por mais esta semana, com o agravamento da pandemia em todo o Rio Grande do Sul, medidas mais enérgicas deverão ser todas nesta segunda-feira devido a falta de leitos em todos os hospitais. 

Leia a Nota Oficial divulgada pelo Hospital Tacchini

NOTA OFICIAL

Às 21h deste sábado, dia 6, o Hospital Tacchini atingiu o máximo das suas capacidades de atendimento em suas estruturas destinadas a pacientes críticos, atingindo 140% de ocupação. Ao todo, são 63 pacientes em regime de UTI, 8 deles em leitos improvisados na emergência do Pronto Socorro da instituição. 

Outros 3 pacientes, que atualmente encontram-se em unidades de internação correm risco iminente de agravamento do quadro de saúde, o que levaria à utilização das últimas vagas em regime de cuidados críticos dentro da estrutura do hospital, levando a instituição ao colapso.

Diante deste cenário, o Tacchini leva a público que já comunicou oficialmente o colapso em seu sistema de saúde ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), à gestão municipal, à Coordenação Estadual de Regulação de Leitos, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), à coordenação da Unidade de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (UPA 24h), e ao Ministério Público (MP).

Visando evitar que qualquer paciente fique sem atendimento, a prefeitura de Bento Gonçalves reorganizou os fluxos de atendimento na UPA 24h, no bairro Botafogo, para que os casos em que o hospital não tenha mais condição de absorver (convênio ou SUS) sejam encaminhados para a estrutura pública.


MAIS NOTÍCIAS