Geral

Empresa com licenciamento de operação vencido polui arroio em Carlos Barbosa

Arroio Balim ficou com coloração escura após vazamento de produto químico por empresa que fica no bairro Triangulo
11/04/2021
Portal Adesso - Fotos: divulgação
Anterior Próximo

     No início da última semana, moradores do bairro Navegantes em Carlos Barbosa perceberam que a água de um arroio chamado de “Rio Balim”, estava completamente escura. Logo, acionaram a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também registraram ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. 

     Verificando a situação e seguindo o curso de poluição no arroio, o responsável pelo setor de Projetos Públicos e Meio Ambiente da prefeitura, Itacir Rossi, chegou até uma empresa que está estabelecida no bairro Triangulo, próximo a BR – 470. A empresa que atua no ramo de construções e concreto não teve o nome divulgado pelo município, pois foi aberto um procedimento administrativo e este ainda está no prazo de resposta. Até não receberam as informações, o município não poderá divulgar.  As informações dão conta que cerca de 6 mil litros do produto vazou de um tanque. A poluição inicialmente foi verificada no bairro Navegantes, próximo a rótula da Buarque de Macedo ( estrada velha) e chegou até a comunidade do Sete de Castro. 

     Além disso, a PATRAM – Patrulha Ambiental da Brigada Militar também foi até a empresa e lá verificou que a mesma está funcionando com o licenciamento de operação vencido, ou seja, está irregular.  A empresa tinha licenciamento dado pelo município de Carlos Barbosa. Porém, como ampliou sua área e ficou maior, a liberação precisa ser refeita e eles entraram com outro pedido. Por ter maior porte, a competência e liberação do licenciamento cabe ao Estado. 

     Já o Delegado Marcelo Ferrugem, instalou inquérito para investigar crime ambiental e as possíveis responsabilidades dos autores.

     O advogado da empresa, afirmou que ocorreu um acidente ambiental. Uma explosão de um tanque de polietileno que é usado como um aditivo ao concreto. Segundo ele, o fato ocorreu na noite de segunda-feira (05) e parte do produto acabou vazando da bacia de contenção. 

     Sobre o vencimento da licença de operação, nada foi comentado. 



MAIS NOTÍCIAS