Geral

Sobe para 149 número de cidades atingidas pelas chuvas no RS

09/07/2014
Rádio Guaíba

     A Defesa Civil Estadual ampliou para 149 o número de cidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O balanço, divulgado no fim da tarde desta terça, incluiu as cidades de Dois Irmãos das Missões, Lajeado do Bugre, Silveira Martins e Restinga Seca na listagem de municípios afetados pelo mau tempo. Elas também já encaminharam o decreto de situação de emergência, o que ampliou para 126 o número de cidades nessa condição.

     Na manhã de hoje foi publicada no Diário Oficial do Estado a homologação do decreto de situação de emergência coletiva para 124 cidades gaúchas afetadas pela chuva até aquele momento. Esse decreto vale também para Iraí e Barra do Guarita, que decretaram estado de calamidade pública. O decreto coletivo fica em vigor por 180 dias, a contar de 4 de julho.

     O número de desabrigados e desalojados, no entanto, diminuiu: 18.391 pessoas seguem afetadas pelas chuvas, contra 19.325 do último balanço. A maior parte dessa população vive na Fronteira Oeste, em Itaqui, São Borja e Uruguaiana. O abastecimento de energia nessas cidades também ainda está parcialmente afetado, com cerca de 1,2 mil pontos onde a energia foi desligada por questões de segurança, em virtude do nível das águas do rio Uruguai.

 

MAIS NOTÍCIAS