Coronavírus

Hospital Tacchini descobre novas variantes de coronavírus

Ao todo, 4 casos foram identificados como sendo da linhagem P.1, 3 como variante P.2 e outros 2 como B 1.1.28
15/04/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O Hopital Tacchini de Bento Gonçalves identificou em uma série de pacientes, novas variantes da Covid-19. Foi constatado, no início do mês de março, que o agravamento da doença nestes pacientes ocorreu de forma mais rápida do que normalmente vinha ocorrendo.

     A partir do aumento de casos em outros estados, a instituição tomou a iniciativa de enviar para análise amostras de 11 diferentes casos, a fim de ajudar a identificar possíveis novas cepas de coronavírus na região. Ao todo, 4 casos foram identificados como sendo da linhagem P.1, 3 como variante P.2 e outros 2 como B 1.1.28. As 2 amostras restantes foram consideradas inconclusivas.

     Diante disso, a instituição enviou amostras de pacientes que residem em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Serafina Correia, confirmando a disseminação dessa nova variante em alguns pontos da Serra Gaúcha. Antes de concluir as análises, o Hospital tratou de orientar suas equipes técnicas para redobrarem os cuidados no uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

     Conforme Nicole Golin, médica infectologista do Hospital Tacchini, a confirmação da presença das novas variantes reforça ainda mais a necessidade de cuidados preventivos também por parte da população. “Quanto maior a disseminação do vírus, maior a velocidade de replicação viral, e consequentemente, maior a probabilidade de surgimento de novas mutações e variantes. Por isso, é fundamental a continuidade das medidas de prevenção, que são a higienização frequente das mãos, uso de máscara e evitar aglomerações”, destaca.


MAIS NOTÍCIAS