Geral

Diplomata Otávio Brandelli é indicado para representar o Brasil na OEA

Natural de Garibaldi, ele o atual número 2 no Itamaraty e deverá assumir a representação em Washington
19/04/2021
Portal Adesso

     O diplomata natural de Garibaldi, Otávio Brandelli, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para representar o Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). O nome foi encaminhado para apreciação ao Senado Federal, em despacho publicado na última sexta-feira (16) no Diário Oficial da União.

     Brandelli era o braço direito do ex-ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo, e ocupava a função de Secretário-Geral das Relações Exteriores, era o “número 2” do ministério. Otávio também foi diretor do Departamento de Mercosul do Itamaraty. Ele será o terceiro a assumir um cargo em Washington no último ano após as mudanças que diminuíram o poder da chamada ala ideológica que dá sustento a Bolsonaro. A secretária-geral do Itamaraty é o posto administrativo mais alto da carreira – responde apenas ao chanceler, que é um cargo político

     No Diário Oficial consta: “Encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, do nome do Senhor Otávio Brandelli, Ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, para exercer o cargo de Representante Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos.” Para assumir a função, Brandelli deve passar por uma sabatina e ter o seu nome aprovado no plenário da Casa.

     O diplomata da Terra do Champanha é filho do saudoso Waldemiro Brandelli, que foi vice-prefeito de Garibaldi em duas oportunidades, no período de 1960 a 1963 no mandato do Prefeito Antônio Mânica, e de 1964 a 1969 no mandato do Prefeito Irani Peterlongo Rosa. Wlademiro foi ainda presidente da 3ª Fenachamp e Diretor Administrativo da CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento. Ele faleceu em 2012.



MAIS NOTÍCIAS