Carros e Motos

Fábrica da GM em Gravataí chega a 2,5 milhões de carros produzidos

19/07/2014
UOL / CARPLACE

 

Fabrica-GM-Gravatai

A General Motors tem dois motivos para comemorar neste domingo, dia 20 de julho.Ao mesmo tempo em que o seu complexo industrial em Gravataí chega a 14 anos de atividades, a montadora também celebra a marca de 2,5 milhões de carros produzidos por lá.

Com capacidade fabril de até 63 unidades por hora, mais de um veículo por minuto, a fábrica opera em três turnos e é atualmente a maior da empresa no hemisfério Sul. Atualmente são produzidos três modelos Chevrolet: os hatches Onix e Celta e o sedã Prisma. O complexo abrange ainda 19 empresas sistemistas e emprega aproximadamente 8.000 trabalhadores.

Fábrica GM - Gravataí

Inaugurado em 2000, a General Motors apostou em um novo conceito de condomínio industrial, onde os principais fornecedores foram instalados próximo à linha de montagem. Desde então, o complexo de Gravataí serve de modelo para diversas companhias em todo o mundo.

Acompanhando o crescimento do mercado nacional, a GM promoveu no período duas grandes ampliações. A primeira foi em 2006 com o lançamento do Prisma, onde a capacidade produtiva passou de 120 mil para 230 mil unidades anuais. Já a última foi em 2012 com a chegada do projeto do Onix, elevando a capacidade para os padrões atuais de até 380 mil carros por ano.

Chevrolet Onix, o atual carro mais vendido da Chevrolet, que é

“Esta é uma fábrica que foi planejada para crescer e ser referência, e os números comprovam isso”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

Quase que uma pequena cidade, o complexo de Gravataí tem cerca de 40 ruas, algumas batizadas com nomes de modelos Chevrolet, como Corsa, Vectra, Opala, Monza e Omega.

O local abriga ainda restaurantes, agências bancárias, farmácia, loja de conveniência e ambulatório, por exemplo. Há também estação de tratamento de efluentes, reservatório de água e até subestação de energia elétrica.

Prova de como uma montadora pode transformar uma região e levar desenvolvimento econômico para todo o entorno estão nos números. Antes da implantação da fábrica, orçamento de Gravataí, em 1997, era de R$ 37 milhões. Atualmente, a previsão de 2014 é de R$ 650 milhões. Isso coloca Gravataí como o quinto maior PIB (Produto Interno Bruto) entre as cidades do Rio Grande do Sul e a quarta posição em arrecadação de ICMS.

Fábrica da GM - Gravataí

MAIS NOTÍCIAS