Geral

Clóvis Tramontina deixará comando da empresa e Família Scomazzon indicará novo presidente

Sucessão deverá ocorrer em 2022 quando Clóvis que está na presidência desde 1992 irá para o Conselho de Administração
28/04/2021
Portal Adesso - Fotos: Débora Zandonai/ divulgação/Tramontina

     Reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo sobre empresas centenárias no Brasil, revelou uma informação que causou surpresa em Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha e região: Clóvis Tramontina vai se aposentar.

     O neto de Valentin e Elisa Tramontina, fundadores da empresa, que ocupa o cargo de presidente a quase 30 anos, vai passar o bastão no próximo ano. Em 2022, quando empresa completar 111 anos, o comando da Tramontina deverá ficar com um representante da Família Scomazzon, que também é acionista da indústria com sede em Carlos Barbosa.

     A mudança está prevista para ocorrer no dia 01 de maio de 2022. Um acordo entre as famílias acionistas (Tramontina e Scomazzon), define que a partir do próximo ano, cada família assumirá de forma alternada a presidência do grupo por três anos.

     Aos 66 anos, o empresário Clóvis que durante a pandemia está vivendo recluso em uma de suas residências em Xangri-lá, no Litoral Norte Gaúcho, trabalha em home office e comanda os negócios através de videoconferências. Ele vem até a sede da empresa em Carlos Barbosa na primeira semana de cada mês, onde participa da reunião do conselho da companhia.

     Diagnosticado com esclerose múltipla em 1986, Tramontina disse que a pandemia do coronavírus auxiliou na decisão de deixar a presidência.  “A pandemia mostrou que tudo tem limite. Eu tenho um problema de saúde e chegou o momento de me aposentar”, disse. Ele ainda afirmou: “Trabalho em home office desde o início da pandemia porque integro duas categorias do grupo de risco: tenho 66 anos e uma doença neurológica, esclerose múltipla. Faço parte do Comitê Gestor de Crise da Tramontina e tenho um escritório em casa”. 

     Na entrevista para a Folha de São Paulo, Clóvis ainda contou que será o início de um novo ciclo. “Tanto os meus filhos como os dos meus sócios estão preparados”.

     Hoje, a empresa Tramontina tem 10 fábricas e 9 mil funcionários. A indústria barbosense exporta para mais de 120 países e teve um faturamento em 2020 de R$ 8,3 bilhões. A meta para 2021 é chegar na casa dos R$ 9,4 bilhões. Ela fabrica cerca de 18 mil itens que vão desde produtos para cozinha, móveis, materiais elétricos, ferramentas industriais, eletrodomésticos, equipamentos para cozinha profissional, artigos para horticultura e até mesmo veículos utilitários —pequenos carros elétricos usados em condomínios e campos de golfe.

    Clóvis Tramontina é formado em administração de empresas e Direito. 



MAIS NOTÍCIAS