Eventos/Cultura


Romaria de Caravaggio terá sistema Drive-Thru e doação de alimentos

A igreja deve permanecer fechada e a programação será transmitida pela internet
07/05/2021 Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Pelo segundo ano consecutivo, a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, não estimula a vinda de romeiros para o Santuário em virtude das medidas de segurança para a contenção da Covid-19. No entanto, uma iniciativa da Prefeitura de Farroupilha junto à equipe do Santuário promete marcar a data que é tão significativa aos moradores da Serra Gaúcha. Isto porque no dia 26 de maio, data votiva de Caravaggio, ocorrerá a 1ª edição do Drive-Thru da Fé, com bênção aos motoristas e passageiros, além de recolhimento de doações de alimentos. 

     Os condutores e passageiros de automóveis que chegarão no Santuário receberão a bênção de padres, e são convidados a contribuir com um quilo de alimento não-perecível, posteriormente doado a instituições por meio do Gabinete da Primeira-Dama. Os detalhes do Drive-Thru da Fé foram alinhados nesta quarta-feira, 5 de maio, em reunião com representantes das prefeituras de Farroupilha e Caxias do Sul, além de profissionais das áreas de segurança, trânsito e saúde que trabalharão nesta ação. 

     As missas celebradas no dia 26 serão transmitidas virtualmente pelas redes sociais do Santuário, como vem acontecendo desde o início da pandemia. A igreja deve permanecer fechada e não haverá estrutura de apoio disponível ao romeiro. A ideia é não incentivar a vinda dos caminhantes ao Santuário, conforme explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. “O momento não permite aglomeração, não permite que a romaria aconteça da forma como sempre fizemos e gostamos. É muito triste para todos nós, sem dúvidas. Precisamos ser lembrados de que é o momento de cuidarmos uns dos outros, e o que temos disponível para isto, além da vacina e das medidas de proteção, é o distanciamento social. Pedimos aos devotos de Caravaggio que entendam nosso pedido de conscientização”, afirma.

     A 142ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio tem como lema deste ano “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.

     O Santuário reforça que no final de semana que antecede o evento, dias 22 e 23, também não haverá qualquer tipo de estrutura disponível ao público. A igreja deve permanecer fechada, e a programação será transmitida pela internet.


MAIS NOTÍCIAS