Turismo e Gastronomia


Mais de 199 mil turistas visitaram Bento no primeiro semestre de 2021

Secretaria Municipal do Turismo apresentou números das visitações no município
11/05/2021 Portal Adesso - Foto: Semtur e Isete Copat

     O último ano foi de grandes desafios para o turismo em Bento Gonçalves. Num período marcado por restrições em função da Covid-19 o setor passou por momentos delicados. Foi criado o Selo Ambiente Limpo e Seguro, assegurando uma visitação baseada em todas as normas sanitárias exigidas, e aos poucos o cenário começou a melhorar. Nos primeiros três meses deste ano a Capital Brasileira do Vinho recebeu mais de 199 mil visitantes. Segundo informações da Secretaria de Turismo, foram pelo menos 199.041 visitantes conhecendo a região.

     Neste período os hotéis trabalharam com a ocupação máxima de 50%, porém o fluxo de visitantes ficou abaixo da metade. Janeiro obteve 41% de ocupação, fevereiro 40,60% e março 10,64%, fazendo com que a média do trimestre finalizasse em 30,75%.

     No período em que todo o Estado esteve em bandeira preta todos os atrativos urbanos e das rotas turísticas permaneceram fechados. Somente os estabelecimentos que estavam na beira de estradas e rodovias estavam aptos a funcionar. Neste período todas as vinícolas se mantiveram fechadas.

     Em todo esse período de pandemia os números foram consideravelmente menores, quando comparados ao mesmo período de 2020. No último ano foram 331.021 visitantes no primeiro trimestre. Em relação a esses dados foi constatado uma queda de 39,87% de 2021 em relação a 2020.

     Segundo o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, “mesmo com todas as dificuldades que o setor enfrenta por conta da pandemia, as restrições de público fizeram com que o turista se espalhasse entre vários locais, fazendo com que houvesse uma boa distribuição entre vários atrativos, permitindo assim a garantia do emprego e renda de muitas famílias”, comenta.


MAIS NOTÍCIAS